FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO


O mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pela melhora da renda das famílias dos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, e pela acelerada urbanização em países como China e Índia, conforme mostra a Figura 1 abaixo, porém, vale observar que a produção, embora atenda a esse consumo, tem crescido a um ritmo inferior. Sabemos que o grande desafio da segurança alimentar é abastecer o mundo com sustentabilidade. Sobre este aspecto é correto afirmar:

Figura 1. Mundo em crescimento

Fonte: ONU (2010) e FMI (2011).


 

O mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pelo aumento da renda das famílias dos países em desenvolvimento e pela acelerada urbanização em países como Argentina e Índia.

 


Aumentar significativamente a produção passou a ser essencial para o reestabelecimento de uma situação mais equilibrada do suprimento global de alimentos.

 

 

 


 

 

O que se observa, quando realizada uma análise histórica, é que o mundo não tem apresentado limitações para expandir a sua área destinada à produção de alimentos. Para exemplificar, voltamos à década de 1960, quando havia 4,5 hectares (equivalente a 4,5 campos de futebol) para alimentar cada habitante das cidades do mundo. Considerando que de lá para cá a população urbana triplicou, era de se esperar um aumento significativo da área global utilizada para produzir alimentos. Porém, esta ficou praticamente estável ao longo de todo esse período.

 

 

 


 

 

O nosso país, nos últimos 20 anos, apresentou perdas de produtividade cerca de 4 vezes superiores à média mundial, ganhos esses suficientes para poupar mais de 50 milhões de hectares, ou uma área equivalente à 50 milhões de campos de futebol.

 

 


 

 

O reflexo dessa situação é sentido através da baixa dos preços dos alimentos observada nos últimos anos, percebida de maneira mais dramática pelos países em desenvolvimento, em especial aqueles mais pobres.

 

 

Considere as afirmativas sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e escolha a alternativa correta:

1. O Ministério da Agricultura firma convênios e acordos de cooperação técnica com órgãos, entidades e instituições públicas e privadas como estratégia para a capacitação de pessoal e como forma de incentivar a prática da ILPF entre os produtores rurais.

2. O programa é desenvolvido pela Coordenação de Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos (CMSP), subordinada ao Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (Depros), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC).

3. O sistema integração lavoura-pecuária é aquele que “renova as condições edafológicas”, apoiando-se ao máximo sobre os mecanismos naturais de reciclagem e evitando a todo custo a entrada de insumos no sistema.

4. O sistema de integração lavoura-pecuária otimiza o uso do solo, com aumento da produção de grãos em áreas usualmente cultivadas com pastagens, e aumenta a produtividade das pastagens em decorrência da sua renovação ou aproveitamento da adubação residual da lavoura de grãos.

5. Aliada a práticas conservacionistas, se constitui em uma alternativa econômica e sustentável para recuperar áreas degradadas, como pastagens com baixa produção de forragens e lavouras com problemas de produtividade.

 


As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

 


 

Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

 


 

Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

 


 

Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.


 

Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

 

Considere as afirmativas sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta:

(___) A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agro energia.

(___) A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), busca melhorar a fertilidade do solo com a aplicação de técnicas e sistemas de plantio adequados para a otimização e a intensificação de seu uso.

(___) A integração também reduz o uso de agroquímicos, a abertura de novas áreas para fins agropecuários e o passivo ambiental. Possibilita, ao mesmo tempo, o aumento da biodiversidade e do controle dos processos erosivos com a manutenção da cobertura do solo. (___) Aliada a práticas conservacionistas, como o plantio direto, se constitui em uma alternativa econômica e sustentável para elevar a produtividade de áreas degradadas.


 

F, V, V, F.

 


 

V, V, V, F.

 


 

V, F, V, F.


V, V, V, V.

 


 

V, F, F, V.

 

A imagem abaixo mostra o avanço e a modernidade da agricultura brasileira, resultante da revolução verde ocorrida na segunda metade do século XX e sobre este aspecto considere as afirmativas abaixo e julgue-as em verdadeiras ou falsas.

 

Foto 1: Colheita mecanizada.

Fonte: Brasil Escola.

(__) A modernização do campo provoca a subordinação crescente do campo à cidade e à indústria, destino da produção agrícola e de onde recebe insumos e equipamentos.

(__) A modernização da agricultura torna as paisagens agrícolas homogeneizadas, através da especialização produtiva, para atender ao mercado urbano/industrial cada vez mais exigente.

(__) O campo torna-se cada vez mais autossuficiente em função de ser o espaço que mais rapidamente absorve as modernizações do meio técnico-científico-informacional.

(__) A modernização do campo reduz a população rural, mas contribui para a formação de uma população agrária, que, além dos boias-frias, inclui agrônomos, tratoristas, mecânicos e outros profissionais qualificados, que, mesmo morando nas cidades, dedicam-se às atividades agrárias.

 

A sequência correta das assertivas é:


 

V, F, F, F.

 

 

 


 

 

F, F, V, V.

 

 


V, V, F, V.

 

 

 

 


 

 

F, V, V, V.

 

 

 

 

 


 

V, F, F, V.

 

 

 

 

Há uma linha de críticos que questiona os efeitos sociais e econômicos relacionados à Revolução Verde. Entre esses efeitos são listados:

I. Aumento das despesas com cultivo endividamento dos agricultores;

II. Crescimento da dependência dos países, do mercado e da lucratividade das grandes empresas de insumos agrícolas;

III. O agravamento da uniformidade genética e expulsão dos agricultores do campo;

IV. Perda de biodiversidade e dependência excessiva de combustíveis fósseis;

V. Erosão do solo e poluição causada pelo uso de fertilizantes, pesticidas e herbicidas.

 

Está CORRETO o que se afirma apenas em:


I, II, III, IV, V.

 


 

I e V.

 


 

I e II.

 


 

II e IV.


 

II.

 

A biotecnologia e o campo em que se observa a importância crescente da interação entre os universos da ciência, da pesquisa tecnológica e da produção industrial e agrícola. Mais do que em qualquer outra atividade produtiva moderna, a natureza da pesquisa básica em biotecnologia e orientada pela busca do tipo de inovação que faz erodir as fronteiras entre ciência e tecnologia. Considere as afirmativas sobre a biotecnologia agrícola e escolha a alternativa correta:

I. A biotecnologia é um termo bastante amplo, em seu aspecto de utilização, onde pode ser definida como um instrumento do melhoramento genético, que utiliza organismos vivos ou partes deles com o objetivo de melhorar plantas e animais, utilizando-se das técnicas de cultura de tecidos, marcadores moleculares e transgenia. A biotecnologia baseia-se na habilidade de introduzir, com precisão, construções gênicas em um organismo, usando a tecnologia do DNA recombinante ou técnicas de engenharia genética para alterar seus processos metabólicos favoravelmente.

II. A biotecnologia atualmente é amplamente identificada com aplicações nas diversas áreas do conhecimento, tendo como base de estudo os códigos genéticos, ou genoma da vida. A combinação de técnicas de Biologia Molecular, de cultura de tecidos e de transferência de genes resultou no desenvolvimento da transformação genética de plantas.

III. A utilização da biotecnologia na obtenção de plantas transgênicas trouxe uma nova dimensão ao melhoramento genético de plantas, desde o rompimento da barreira de cruzamentos, incluindo espécies de diferentes reinos, até a possibilidade de redução do tempo de obtenção de novas cultivares.

IV. Atualmente, as plantas transgênicas têm grande importância na agricultura mundial, tendo grande parte da área cultivada com espécies de interesse agronômico ocupada por variedades transgênicas.


 

Somente a afirmativa I é verdadeira

 


 

Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras

 


Todas as afirmativas são verdadeiras

 


 

Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras

 


 

Somente as afirmativas II e III são verdadeiras

 Em relação aos benefícios da integração lavoura-pecuária é correto afirmar:


 

Ocorrem benefícios da pecuária para a lavoura pois aumenta a produção de palha para ser usada no sistema plantio direto, porém aumenta a presença de plantas daninhas;


 

Ocorrem benefícios da lavoura para a pecuária com o aproveitamento do resíduo das adubações da lavoura; com a produção de forragem de melhor qualidade; menor custo na implantação de uma nova pastagem e estabiliza o aumento da produtividade de carne.


 

A integração lavoura-pecuária se baseia na melhor utilização dos recursos disponíveis na propriedade, permitindo, com alto investimento, otimizar o uso dos recursos requeridos para desenvolver essas atividades.


 

A integração lavoura-pecuária se baseia na melhor utilização dos recursos disponíveis na propriedade, permitindo, com baixo investimento, minimizar o uso dos recursos requeridos para desenvolver essas atividades.


Os benefícios do sistema de integração lavoura-pecuária podem ser divididos em: benefícios da pecuária para a lavoura; benefícios da lavoura para a pecuária e benefícios decorrentes do plantio direto.

De acordo com a FAO, até 2050 a população crescerá de sete para nove bilhões de habitantes. O volume produzido de alimentos, ração e fibras deverá dobrar até 2050, ao mesmo tempo em que as lavouras serão utilizadas para produzir bioenergia e para fins industriais. Dessa forma, podemos concluir que a agricultura e todos os envolvidos em suas cadeiras terão os seguintes desafios:

 

I. Competir por água e área, as cidades estão crescendo;

II. Reduzir danos ao meio ambiente;

III. Preservar a natureza e manter a biodiversidade;

IV. Desenvolver novas tecnologias que permitam aumentar a produtividade.

 

Está CORRETO o que se afirma apenas em:


 

II e IV.


 

I e II.

 


I, II, III, IV.

 


 

II.

 


 

I e IV

 

Sobre a REVOLUÇÃO VERDE é correto afirmar:


 

A Revolução Verde, modelo baseado no uso mínimo de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos na agricultura, é um fato corrente no campo e está presente na vida de muitos produtores em diversas áreas do mundo, porém, para se chegar ao atual estágio, exigiu-se toda uma gama de fatores que marcaram a sociedade no instante de seu surgimento. Para tanto, faz-se necessário compreender em qual contexto se vivia, para então desvendar os reais objetivos do processo de modernização da agricultura e, por conseguinte, os impactos provocados por ela, no espaço nacional.


 

A partir da década de 1970, esse modelo passou a apresentar sinais de diminuição cristalizados na identificação dos problemas ambientais ocasionados pelo uso intensivo de agroquímicos e nos próprios limites de crescimento da indústria de insumos químicos.

 


 

A Revolução Verde pode ser caracterizada como um paradigma tecnológico derivado da evolução dos conhecimentos da química e da biologia, que definiram uma trajetória tecnológica baseada no uso mínimo de insumos químicos (fertilizantes e pesticidas).

 


Pode-se afirmar que a Revolução Verde não é apenas um avanço técnico para aumentar a produtividade, mas também existe uma intencionalidade inserida dentro de uma estrutura e de um processo histórico. Neste sentido, será imprescindível remeter para o contexto do final da Segunda Guerra Mundial, em cujo momento é possível vislumbrar a formação de um conjunto de variáveis, sejam elas técnicas, sociais, políticas e econômicas para o desenvolvimento da Revolução Verde.

 


 

O desenvolvimento da biotecnologia limitou o surgimento de técnicas capazes de superar as barreiras genéticas existentes nas técnicas de melhoramento tradicional. Se por um lado essa mudança significou a possibilidade de superação dos limites alcançados pelo modelo tecnológico da Revolução Verde, ela representou, por outro lado, a oportunidade de diversificação de atividades das empresas do ramo químico.

 

Considere as afirmativas abaixo sobre segmentos dos sistemas agroindustriais, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta correspondente:

(____) A concepção de sistemas agroindustriais ou de cadeias produtivas, ou de cadeias de valor, visualiza o agronegócio de forma não integrada, porém inter-relacionada entre os diversos agentes que o compõem, bem como as atividades efetuadas entre si.

(____) Os sistemas agroindustriais podem ser constituídos considerando diferentes perspectivas e para dar uma conotação interpretativa lógica, que possa representar estas particularidades, é preciso considerar todos os setores envolvidos, bem como as organizações que efetivamente atuam em cada um deles, a saber: antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira.

(____) O segmento antes da porteira representa o ponto de origem para qualquer sistema agroindustrial e pode ser subdividido em dois subsetores distintos: Produção e disponibilização de insumos para o agronegócio e Prestação de serviços voltados para o agronegócio.

(____) O segmento dentro da porteira abrange todas as atividades produtivas propriamente ditas, as quais são divididas em subsegmentos distintos: agricultura e pecuária.

 


V; F; F; V.


F; V; V; V.


F; V; V; F.


V; V; V; V.


F, V; F; V.

Páginas: 12345678910